Quem Somos




O blog Luz Câmera e Animação é um conteúdo da formação em web/internet e audiovisual, realizado em parceria com a escola Monsenhor Manuel Marques com os educandos e educandas do 5 º ano. Ele é uma ferramenta de comunicação pensada para disseminar as produções das crianças que participam da formação do projeto BRINCADEIRA DE CRIANÇA, de forma a expressar através de uma metodologia que articula o lúdico, as ferramentas de comunicação (vídeo e web) com os jogos e brincadeiras populares. O blog tem como finalidade de ampliar a leitura critica de mundo através de suas produções realizadas durante as oficinas por meio de recursos tecnológicos. O projeto é uma ação da organização não governamental Auçuba – Comunicação e Educação.

O projeto Brincadeira de Criança realiza oficinas de formação em audiovisual e web/internet voltada a educadores e educadoras e alunos e alunas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Compositor Levino Ferreira e da Escola Estadual Monsenhor Manuel Marques, localizadas na Bomba do Hemetério e Mangabeira na cidade do Recife. O projeto tem o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco – FUNCULTURA.

O projeto pretende conectar a formação em audiovisual com conteúdos de referências lúdicas da própria comunidade trazidas pelos participantes por meio de pesquisas de brincadeiras tradicionais e populares presente na vivência das pessoas, além de explorar diversos gêneros narrativos, suportes de produção e de circulação/exposição.

Temos como objetivo contribuir para democratizar o acesso e a produção de produtos audiovisuais que valorizem as brincadeiras populares locais na comunidade escolar, por meio de atividades de formação em técnicas de comunicação para vídeo e internet.


Auçuba – Comunicação e Educação é uma organização da sociedade civil que atua há 26 anos na área da comunicação, educação, arte e mobilização social com foco na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Investir na formação audiovisual sempre esteve no escopo de atuação da organização como forma não só de desvelar aspectos da realidade, mas de trazer para o centro da ação, pedagógica, criativa e produtiva, os sujeitos que desta realidade fazem parte. Em foco, portanto, estão a nortear as diversas iniciativas formativas até então desenvolvidas pela organização na linguagem audiovisual, e no seu encontro com educação, questões relativas a capacidade de elaboração, reflexão e expressão desses sujeitos sobre si mesmos e sobre seu entorno, capacidade portanto de autorrepresentação. É esta trajetória, traduzida em projetos como o Escola de Vídeo, Comunicação e Educação, Oi Kabum! Escola de arte e Tecnologia Recife, Cine Bomba Cultura e Comunidade e com o Programa Só Para Fazer Mídia, que, compreendemos, habilita o Auçuba a continuar investindo em propostas que articula sujeitos e espaços nos quais convivem e vivem, bem como espaços que desejam “ocupar” política e artisticamente: comunidade, escola, cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário